domingo, 20 de maio de 2012

Efeito estimulante do café só funciona em pessoas preguiçosas


Para muitos trabalhadores, uma xícara de café é um ritual matutino, mas novas pesquisas sugerem que este hábito não lhe dá nenhum impulso se você já for motivado.

Um estudo descobriu que a cafeína (estimulante, assim como as anfetaminas) na verdade, não aumentam os níveis de motivação. As pessoas que já estão motivadas não sentem nenhum impulso. Tal efeito só ocorre em pessoas preguiçosas.

“Todos os dias, milhões de pessoas usam estimulantes para acordar, ficando alertas e aumentando sua produtividade. Tal prática é usada por vários profissionais, até mesmo caminhoneiros que dirigem a noite até estudantes antes de uma prova”, diz Jay Hosking, doutorando na Universidade de Colúmbia do departamento de psicologia.

“Estes resultados sugerem que alguns estimulantes podem ter efeito contrário para as pessoas que são naturalmente motivadas em tarefas difíceis”, ressaltou o pesquisador.

O estudo que foi publicado na revista na Nature’s Neuropsychopharmacology explorou os impactos estimulantes em ratos. Tal como acontece com os seres humanos, alguns ratos estão mais dispostos a resolver problemas do que outros.

Ratos ativos e dispostos que tomaram cafeína e anfetaminas tiveram menos desempenho, tornando-se menos ativos. Já aqueles que eram preguiçosos, o efeito foi extremamente benéfico, tornando-os mais dispostos.

O estudo sugere que a quantidade de estimulante ingerida por pessoas naturalmente ativas mentalmente, pode funcionar como um fator desestimulador, causando efeito contrário






Nenhum comentário:

Postar um comentário